Lado Emocional x Lado Racional do cérebro.

Na maioria das situações, nas relações humanas e nas comunicações, o nosso lado emocional funciona mais rapidamente do que o lado racional.

Quando passamos a ser mais conscientes dos nossos sentimentos e reações buscamos aprimorar o uso da Inteligência emocional.

Mas o que é Inteligência Emocional?

A inteligência emocional se traduz na possibilidade de o ser humano aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio. Abarca, também, aprender a compreender os sentimentos e comportamentos do outro, sendo mais eficaz no posicionamento social.

A importância da inteligência emocional é para a vida. Sua essência se dá quando conseguimos conciliar o lado emocional com o racional do cérebro, convivendo melhor com as nossas frustrações, as quais produzem comportamentos destrutivos, assim, potencializando as emoções positivas para gerar os resultados desejados.

Desse modo, entender os pilares da Inteligência Emocional e aplicá-los diariamente possibilitará a construção de relações saudáveis e tomada de decisões conscientes, evitando que o indivíduo venha a se arrepender de seus atos impulsivo, buscando agir e não somente a reagir .

Os cinco pilares da Inteligência Emocional

Daniel Goleman, cientista especializado nessa área, elenca os cinco pilares da Inteligência Emocional (IE), quais sejam:

Conhecer as próprias emoções

O primeiro passo é se conhecer, analisar suas emoções e as ações que você faz em resposta aos estímulos.

Essa é a chave da inteligência emocional!

Mas você deve estar ciente de que a Inteligência Emocional é um processo gradual e que varia de pessoa para pessoa.

É importante reconhecer as suas emoções, influenciando de forma positiva, a saúde positiva a saúde física e metal, prevenindo transtornos psicológicos, como a ansiedade e depressão, bem como distúrbios psicossomáticos.

Controlar as emoções

Tenha em mente que todos nós passamos por momentos estressantes na vida, ou nos sentimos ansiosos por algum motivo. Aprender a lidar com as emoções e controlá-las te colocará na direção certa conforme cada situação, e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção.

E quando estiver sob pressão, a coisa mais importante é tentar manter a calma. Encontre uma distração, realize uma atividade prazerosa e canalize sua ansiedade.

Estamos sendo convidados a desenvolver a inteligência emocional, até mesmo na educação das crianças para um futuro melhor, onde a habilidade emocional se mostra um verdadeiro legado a ser deixado para o futuro.

Automotivação

Lembre-se que pensar antes de tomar as decisões lhe trará diversos benefícios e evitará o conflito com os seus pares e o arrependimento de seus atos, sempre buscando agir, depois de refletir.

Ao saber utilizar adequadamente suas emoções você chegará aos seus objetivos.

Nunca perca a esperança! Tudo é possível, desde que você corra atrás daquilo que você quer de maneira consciente e sem passar por cima do outro!

Assim, você deve aprender a responder aos seus estímulos, um processo consciente que envolve analisar como você se sente, para depois decidir como você quer se comportar para atingir suas metas.

Em contrapartida, temos o processo inconsciente de reagir, onde experimentamos um gatilho emocional, expressando essa emoção de maneira instantânea, o que gera arrependimentos e desvios de nossas metas.

Empatia

Aprender a se colocar no lugar do outro, a reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos, nos torna mais sensíveis e abertos.

Devemos buscar sempre analisar os sentimentos, sem julgamentos dos comportamentos.

Saber se relacionar interpessoalmente

Outro ponto chave para o sucesso é saber ter boas relações, guiando as emoções dos outros. Isso criará um ambiente positivo a sua volta, melhorando não só a sua qualidade de vida, mas também contagiando aqueles ao seu redor, buscando sempre estimular uma reflexão e uma ação;

Vantagens da Inteligência Emocional

Veja algumas das principais vantagens que você alcançará ao desenvolver melhor sua Inteligência Emocional:

  • Diminuirá os níveis de ansiedade e estresse;
  • Diminuirá de discussões nos seus relacionamentos;
  •  Poderá ensinar os filhos emocionalmente ou invés de querer somente educar para obedecer;
  • Melhorará os relacionamentos interpessoais;
  • Terá mais empatia pelo outro;
  • Mais equilíbrio emocional;
  • Maior clareza nos objetivos e ações;
  • Melhorará a capacidade de tomada de decisão;
  • Melhorará a administração do tempo e produtividade;
  • Aumentará o nível de comprometimento com suas metas;
  • Terá mais senso de responsabilidade e uma melhor visão do futuro;
  • Aumentará a autoestima e autoconfiança.

Lembre-se que todas as suas emoções influenciam nas suas decisões, nos seus relacionamentos e até no seu trabalho. Entender e aplicar os pilares da Inteligência Emocional será primordial para o seu sucesso profissional e pessoal!

Pessoas que aprendem a lidar com a Inteligência Emocional sabem pensar, sentir e agir de forma inteligente e consciente, e não permitem que as suas emoções administrem sua vida e se acumulem de forma a atrapalhar a sua vida.

Referência:

Goleman, Daniel. O cérebro e a Inteligência emocional e novas perspectivas. Objetiva, 2012.